sábado, 15 de novembro de 2008

Início das Atividades no Laboratório


O início das ações

Dia 10 desenvolvi atividade de planejamento no laboratório com os professores mostrando que mesmo sem internet haviam muitas possibilidades de ensinar e aprender através dos Objetos de Aprendizagem do conteúdo do MEC instalados na máquina e os muitos aplicativos que poderíamos utilizar como ferramentas de resultados. Consegui definir cinco planejamentos.

Dia 11 de novembro cheguei à escola às 7h15 a primeira atividade dos alunos do 4º ano nível Fundamental I da profª. Lindinalva foi desenvolvida da seguinte forma, acessamos o objeto de aprendizagem do conteúdo MEC através do DVD Escola disponibilizado no Linux Educacional.
http://conteudomecdvdescola/dvd05/aula_la_fora_parte2/11_a_pipa.wmv.

A Chesf levaria uma peça teatral para escola falando sobre Pipa e seu uso, planejei com a profª Lindinalva (faz uso regular do computador, mas nunca havia utilizado enquanto ferramenta de uso educativo) levar os 36 alunos dela com faixa etária entre de 10 e 12 anos para primeira a atividade e inaugurar o laboratório.

O principal objetivo dessa proposta foi a familiarização dos alunos e professora com o computador em um contexto de ensino e aprendizagem através de uma proposta que une o cotidiano as possibilidades de construção do conhecimento através da máquina.
A utilização de objetos de aprendizagem para a melhoria do desempenho escolar no caso específico dessa atividade a matemática e a geometria são indispensáveis e posteriormente para elaboração dos resultados à utilização de um editor de texto para a execução da redação salvo em arquivo denominado Portfólio.


Assistiríamos ao DVD Escola, em seguida discutimos o que tínhamos visto e aprendido e assim faríamos uma correlação com a peça que seria apresentada em seguida e um outro momento já definido com a professora seria feito no editor de texto uma pequena redaçãoque seria salva em um arquivo denomindao Portfólio.

A receptividade dos alunos foi fantástica, primeiro eles estavam inaugurando o laboratório falavam o tempo todo que eram os 'primeiros' e depois estavam tão exitados com a 'nova' aula que mal se mexiam de tão atentos, depois coloco as fotos.

A tarde tivemos outra experiência, agora com a professora Márcia Regina (esta nunca fez qualquer uso do computador)com alunos entre 11 e 14 anos em número de 18 nível Fundamental I. Acessamos dois Objetos de Aprendizagem animado do DVD Escola para aprendizagem de matemática, alguns alunos se empenhavam ao máximo (embora tenham sérias deficiências em ler e nas 4 operações matemáticas)a maioria estava preocupada orkut, jogos e msn e ficaram decepcionados pq não poderíam. No final da aula permitimos que acessassem os jogos do conteúdo do Mec o que não satisfez plenamenre porque segundo eles os jogos não tinham graça porque não eram violentos.

De qualquer forma consegui fazer um trabalho razoável com a turma e a professora Márcia Regina repetia todo o tempo que precisava ser capacitada para o uso da tecnologia no processo de ensinar.

Meus próximos dias no laboratório será 17 e 18 e ambos estão fechados os dois turnos, não é fantástico?

Breve estarei postando as novas experiências.

Abr afetuoso

NTE VAI À ESCOLA - ANTÔNIO SÉRGIO CARNEIRO

“Os dados são necessários, mas podem significar pouco. A informação é necessária, mas também pode não ser considerável. O conhecimento é necessário, mas ainda assim pode ser insuficiente e não ter o valor que supostamente merece. O âmago da questão consiste em refletir o que a humanidade fará com tantos dados coletados, tanta informação apreendida e tanto conhecimento gerado” Ferret (2002)
Esta é a questão X dos nossos tempos e com esta reflexão faço a apresentação do nosso BLOG que dará vizibilidade as ações desenvolvidas durante a execução do projeto na Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro,inserida no Projeto Piloto NTE vai à Escola - uma ação da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologia Educacional (DIRED) (NTE) - IAT/SEC/BA.Localizada no Arenoso Tancredo Neves, bairro de periferia da cidade de Salvador.

Este espaço intensiona publicizar,dar vizibilidade as práticas educativas desenvolvidas a partir das TIC - mais especificamente o computador - a partir da sensibilização proposta pelo referido projeto. Professor colaborardor, professores e alunos estarão fazendo deste espaço um ambiente de construção coletiva e colaborativa de conhecimento.